Endurecimento
Núcleo Ferroviário

JACARÉS FERROVIÁRIOS
Endurecimento por explosão de núcleos ferroviários de aço manganês (tipo Hadfield) é uma tecnologia utilizada, para permitir a aumentar a dureza de superfície e do interior do boleto do jacaré ferroviário. Este aumento da dureza causa uma melhora da resistência ao desgaste e a redução da manutenção de superfícies de núcleos - retifica ou solda. A dureza da superfície (banda de rodagem) de um núcleo não endurecido por explosão esta em uma faixa de cerca de 200 HBW e a dureza diminui com a profundidade no material. A superfície do núcleo não endurecido por explosão se desgasta muito rapidamente nas primeiras semanas que ele é instalado na via, o desgaste é cerca de 3 mm. O endurecimento por explosão de núcleos ferroviários executado antes deles serem montados na via, causa o aumento da dureza de superfície e camadas inferiores em até 400 HBW ou mais. Endurecimento por explosão aumenta consideravelmente a resistência do interior do núcleo até uma profundidade de 30 mm ou mais. Analises metalurgicas de núcleos endurecidos por explosão feitos de aço Hadfield ou alto manganes mostram uma transformação martensitica nas areas endurecidas. Defeitos decorrentes da fundição como micro-fissuras e bolhas são automaticamente revelados após a explosão servindo como controle de qualidade adicional.








