Cladeamento
Tubo Bimetálico

Caracterização de Tubo Bimetálico Fabricado a Partir de Chapas Cladeadas por Explosão
Objetivo
Apresentar principais resultados do desempenho do tubo bimetálico X-65/Inconel 625 quando avaliado à luz dos critérios estabelecidos na norma DNV OS F-101.
Requisitos da DNV OS F-101
1- Ensaio de tração
2- Ensaio de tenacidade ao impacto
3- Ensaio de dureza (X-65 e no Inconel 625)
4- Ensaio de cisalhamento
5- Ensaio de corrosão (no Inconel 625)
- Propriedades Mecânicas: Ensaio de Tração
450 MPa < LE < 570 MPa; 535 MPa< LR < 760 MPa; LE/LR < 0,93



- Propriedades Mecânicas: Ensaio de Impacto CVN

- Propriedades Mecânicas: Ensaio de Dureza
Aço X-65 < 248 HV10 CRA de Inconel 625 < 345 HV10

- Propriedades Mecânicas: Ensaio de Cisalhamento

- Propriedades Mecânicas: Ensaio de Achatamento

- Resistência à Corrosão: Ensaio pelo Método A da ASTM G48
Imersão em Cloreto Férrico a 50°C por 24 horas


- Tratamento Térmico
Tratamento Térmico (Alivio de tensão) dependendo das ligas envolvidas deve ser executado em conformidade com as tolerâncias da norma ASTM A-20 e sob orientação do nosso departamento técnico.
- Desempeno
Desempeno de disco na prensa.

Desempeno de chapa na calandra.

- Ensaios
Ensaios destrutivos aplicados em chapas cladeadas de acordo com ASTM A-263, A-265, A-20, B-432, DIN-71 e suscetibilidade a corrosão conf. A-262 Prática 'E' ou outras normas solicitadas são executadas com parceiros e laboratório de primeira linha e absoluta confiança. Estamos perfeitamente preparados a fornecer o ensaio 'Hydrogen Disbonding Test for Bimetallic' de acordo com ASTM G 146 sob solicitação especial.
Retirada de corpo de prova com jato d'água.

Conclusões
1- Ao se analisar os resultados obtidos para cisalhamento nos ensaios realizados em chapas clad em ASTM A240 Tp 316L x Aço carbono ASTM A516 Grau 70, observa-se que a chapa soldada por explosivo proporciona uma resistência ao cisalhamento em média 4 vezes o mínimo requerido pela norma ASTM A264.
2- O produto final fabricado de chapa soldada por explosivos em Inconel 625; 4,0 mm x Aço X-65; 12,7 mm atendeu a todos os requisitos estabelecidos na DNV OS F-101. No entanto, esta rota de fabricação não se encontra validada para uso em sistemas de dutos submarino se for adotada a DNV OS F-101 como critério de aceitação para este tipo de construção.
3- O produto final fabricado de chapa soldada por explosivos em Inconel 625; 4,0 mm x Aço X-65; 12,7 mm pode ser utilizado em qualquer outra aplicação onde a DNV OS F-101 não seja requerida por força de contrato.
4- As chapas soldadas por explosivos são fabricadas a partir das mais variadas combinações metálicas em que são adotadas como critério para determinação dos parâmetros de soldagem, as características mecânicas e metalúrgicas dos materiais que se desejam ligar, garantindo-se assim a qualidade exigida pelos clientes finais.
5- As chapas soldadas por explosivos são fabricadas no Brasil há mais de 30 anos e a MULTICLAD vem contribuindo substancialmente com a indústria nacional para a sua capacitação e competitividade frente aos similares importados.
6- Ao se importar chapas clad, sejam elas obtidas por colaminação ou em vácuo, estaremos importando indiretamente aços carbonos produzidos amplamente pelas siderúrgicas brasileiras. Observe-se que os materiais que compõem estas chapas clad importadas são fabricados no Brasil.
7- Este relatório demonstra em seu conteúdo a capacitação técnica da MULTICLAD como fornecedor de serviços para fabricação de chapas soldadas por explosivos, dando suporte técnico aos clientes desde a fase de orçamentos até a fabricação final dos equipamentos.
