Cladeamento

Triclad Naval

Triclad para Juntas de Transição Naval

Cladeamento por explosão pode ser utilizado para fabricar juntas de transição entre metais dissimilares.

Por um par de anos que se passaram, estaleiros navais têm tirado vantagem da disponibilidade de juntas de transição TRICLAD pré-fabricadas pelo método de solda por explosão para realizar solda entre alumínio e aço. Os mais antigos e tradicionais métodos de fixação, como rebites e juntas aparafusadas têm se tornado obsoleto devido ao fato de que em poucos anos uma considerável corrosão pode ocorrer auxiliada pela ação capilar causada principalmente pela expansão térmica por conta de coeficientes muito diferentes entre alumínio e aço.

Apesar dos esforços para impedir que isso aconteça, esse fenômeno tem permitido que a água infiltre-se nas juntas entre os metais desiguais comuns, resultando em grave corrosão. Em muitos casos, a única forma de manter o navio em mar em condição de navegar é a de substituir completamente o alumínio, aço ou a junta de transição, em alguns casos, substituindo o conjunto completo.

Não é possível soldar alumínio diretamente ao aço convencional utilizando solda de processos de fusão, mas sim por intermédio de solda utilizando lâminas de Triclad através do processo por explosão revestindo, alumínio de alta resistência ao aço.

Triclad pode consistir de um sanduíche de três metais a saber aço St 52-3N como material base, alumínio 99,5 (Liga 1050A) como camada intermediária e da liga de alumínio resistente à corrosão AlMg4.5Mn (Liga 5083) como revestimento superior.

Triclad pode ser produzido em chapas de larguras diferentes, mas através do corte de hidrojato, também é possível produzir peças de transição recortadas das chapas para acompanhar complexos contornos da superestrutura.

Típicas embarcações com cascos de aço e superestrutura de aluminio, passivel de receber TRICLAD como junta de transição para unir o casco a superestrutura.